terça-feira, 11 de novembro de 2008

World Press Photo 08

Para os amantes da fotografia o nome deve dizer tudo, mas para os que não são ficarão agora a saber que a Worlf Press Photo é uma associação sem fins lucrativos que existe em Amesterdão (Holanda) desde 1955. Esta associação é conhecida acima de tudo pela organização do maior e mais prestigiado concurso de foto jornalismo a nível mundial. As melhores fotos a concurso são depois expostas em 45 países, incluindo Portugal, à volta do mundo. Existe também um livro com todos os premiados que é publicado anualmente em 6 línguas diferentes.

Este ano participaram no concurso 5.019 fotógrafos de 125 países, com mais de 80.000 imagens. Apenas 185 poderão ser observadas e estarão divididas em 10 categorias que ilustram vários acontecimentos marcantes de 2007.

O maior prémio foi para o britânico Tim Hethrington com uma imagem captada no Afeganistão (imagem em baixo).













Houve também um prémio para o fotógrafo português Miguel Barreira, do jornal Record, que ficou com o 3º lugar na categoria de Sports Action (imagem em baixo).

Pelo 7º ano consecutivo, estas 2 imagens e as outras 183 premiadas estão no fórum cidade da Maia, numa exposição que começou dia 7 deste mês e terminará a dia 28. O espaço estará em funcionamento de Terças a Domingo, das 15.00 às 19.00 horas. O preço de visita será de 3 euros, sendo que para estudantes ou portadores do cartão jovem será menos um euro e gratuito para maiores cidadão maiores de 65 ou menores de 12 anos.

Quem não puder ir à cidade de Maia e quiser deliciar-se com estas fotos não pode deixar de visitar o site http://www.worldpressphoto.org/.

1 comentário:

Mário Barradas disse...

fui ao site... as fotos tao surpreendentes! adorei. continua a postar. parece q tas a fazer uma campanha para as eleicoes! eu voto em ti. abraço