sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Nitin Sawhney lança London Undersound

Foi no dia 13 de Outubro que o álbum London Undersound foi editado, mas só agora tive finalmente a oportunidade de falar nele. Interessou-me não tanto pelo álbum em si, mas pelo artista que o lançou. Este artista dá pelo nome de Nitin Sawhney, um produtor, compositor, Dj, multi-instrumentista, argumentista, actor, escritor... o seu talento não se esgota numa frase.

Nasceu em 1964, cresceu na cidade de Kente (Reino Unido), mas todos os seus trabalhos são influenciados pela sua ascendência Indiana. É um dos produtores e compositores mais criativos da música actual. A sua música é uma celebração das espécies, das raças, das culturas, da vida. Álbuns como Beyond Skin ou Prophesy, o quinto da carreira de Sawhney, fundem música electrónica com hip hop, jazz e música de raízes tradicionais, maioritariamente da Ásia. O músico, mistura o clássico e o tradicional, com o contemporâneo, procurando uma «música global, que incorpore as suas raízes multi-culturais mas também expressões e influências de todo o mundo».

Ao trocar Kent por Londres, Nitin Sawhney descobriu um ambiente e uma cidade que lhe estimularam a criatividade. Depois de estudar Direito na Universidade de Liverpool, Sahwney decidiu estabelecer-se na capital e, juntamente com Sanjeev Bhaskar criou o programa de rádio Secret Asians que, mais tarde, mudou o formato para televisão. Paralelamente à televisão, Nitin avançava com o seu projecto de vida: a música. Chegou a tocar com o quarteto de James Taylor até que decidiu formar a sua própria banda: os Jazztones.

Apesar de continuar a colaborar com outros músicos, como Talvin Singh, Sawhney decidiu editar o seu primeiro disco solo. Nasce assim, Spirit Dance, pela sua própria editora, em 1993.Enquanto se dedica a escrever bandas-sonoras para séries de TV e peças de Teatro, bem como remisturar temas de vários artistas, lança Migration (1995), o segundo registo de originais. Displacing the Priest foi o sucessor de Migration e confirmou Nitin Sawhney como um dos maiores talentos criativos actuais.O quarto álbum de Sawhney, Beyond Skin, chegou às lojas no final de 1999, e deu o mote para a digressão pela Europa e Estados-Unidos da América com artistas como Sting, entre outros. Prophecy (2001), ganhou um prémio MOBO e um de música da BBC Radio 3. Em 2004, lança um álbum de remisturas All Mixed Up. Em Maio do ano seguinte surge Philtre, nessa altura visita o Coliseu dos Recreios, em Lisboa, para nos dar a conhecer este álbum. Segue-se alguns anos de relativa paragem, onde lança apenas uma compilação que se chama In The Mind Of... (2007).

Surge então este ano com o seu oitavo trabalho que conta com colaborações de artistas como Paul McCartney e que fala de como o 11 de Setembro e os atentados de 2005 mudaram para sempre o pulsar de Londres. London Undersound incomoda pela dor mas é, ao mesmo tempo, um bom companheiro para ouvir no «nosso» canto. O primeiro single chama-se Distant Dreams (uma das músicas menos dolorosas), foi lançado no dia 6 de Outubro e conta com a colaboração de Roxanne Tataei... fica então aqui o videoclip para ser visto e ouvido.

1 comentário:

Anónimo disse...

Waza
A sua história é incrivel, assim como o seu saber... E pensar que ainda não chegou aos 50 anos!
Não conhecia esta música, é bonita, mas não nnhuma como aquelas que falamos xD

Qualquer dia empresto.t o CD :P
Bj***