quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Ensaio Sobre a Cegueira, o filme do momento

Já não se fala doutra coisa, e como o ditado diz "se não os podes vencer, junta-te a eles",também eu vou falar deste filme que chegou hoje às salas de cinema portuguesas. Ensaio sobre a cegueira (Blindness) é um filme realizado pelo brasileiro Fernando Meirelles e a historia é uma adaptação dum livro do grande escritor português José Saramago, daí o interesse gerado em Portugal.
É de facto uma honra vermos um filme de Hollywood baseado numa história portuguesa, escrita em português, pelo Homem que trouxe para Portugal o Nobel da literatura. A genialidade deste escritor associada ao talento de Fernando Meirelles, que já realizou filmes como a Cidade de Deus e O Fiel Jardineiro, só pode dar de facto um excelente trabalho. Confesso que não li o livro e ainda não vi o filme, até porque hoje não tive oportunidade de ir ao cinema, por isso não poderei dar a minha análise pessoal, apenas posso dizer que estou bastante expectante. Fica aqui a sinopse e o trailler para despertar ainda mais curiosidade.

O filme começa num ritmo acelerado, com um homem que perde a visão de um instante para o outro enquanto se dirige de casa para o trabalho, ficando parado no meio do trânsito. Uma a uma, cada pessoa com quem ele encontra - a sua esposa, o seu médico, até mesmo o aparentemente bom samaritano que lhe oferece boleia para casa tem o mesmo destino. À medida que a doença se espalha, o pânico e a paranóia contagiam a cidade. As vítimas da "cegueira branca" são cercadas e colocadas em quarentena num hospício a cair aos pedaços, onde os hábitos do quotidiano vão desaparecendo. Dentro do hospital isolado, no entanto, há uma testemunha ocular secreta: uma mulher (Julianne Moore, quatro vezes indicada ao Óscar) que não foi contagiada, mas finge estar cega para ficar ao lado do seu marido que está de facto contagiado (Mark Ruffalo). Ela vai ganhando coragem e torna-se a líder de uma improvisada família de sete pessoas que se aventuram em sair do hospício, atravessando o horror e o amor, a depravação e a incerteza, com o objectivo de fugir do hospital e seguir pela cidade devastada, onde buscam uma esperança de cura.
A aventura desta família faz-nos reflectir sobre a perigosa fragilidade da sociedade como também no desesperante espírito de humanidade. O elenco conta com: Julianne Moore (Longe do Paraíso, As Horas), Mark Ruffalo (Zodíaco, Traídos Pelo Destino), Alice Braga (Eu Sou a Lenda, Cidade de Deus), Yusuke Iseya (Sukiyaki Western Django, Kakuto) Yoshino Kimura (Sukiyaki Western Django, Semishigure), Don McKellar (Monkey Warfare, Childstar), Maury Chaykin (Verdade Nua, Adorável Julia), Danny Glover (Dreamgirls - Em Busca de Um Sonho, A Cor Púrpura) e Gael García Bernal (Babel, Diários de Motocicleta, E Sua Mãe Também).

1 comentário:

Anónimo disse...

Wazzaa
E pensar que estivemos cara a cara, tão perto e tão longe desse grande homem que não é o Eça, mas sim o Saramago!
É Sábado... soprou o vento :D
Bju***