segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Ornette Coleman em Portugal


Depois de uma grande edição do seixaljazz que terminou dia 1 de novembro, com muita pena, os melhores músicos de jazz continuam a vir a portugal. Depois de nomes como Dave Holland, Cindy Blackman ou Guy Barker terem estado na pequena cidade do Seixal, temos a visita a nossa capital e a cidade do Porto de uma lenda viva do jazz: Ornette Coleman. Os concertos serão já no dia 5 de novembro na Aula Magna e no dia 7 no Coliseu do Porto

Aos 78 anos este "embaixador" do jazz, comparado a nomes como Miles Davis ou Charlie Parker, continua a dar espetáculo. Coleman começou a sua correira por tocar blues e bebop no saxofone tenor, mas mais tarde optou pelo saxofone alto como o seu instrumento principal. Lança o seu 1º CD em 1958 com o nome de "Something Else!!!!". Desde aí se notou que Ornette tinha uma forma diferente de tocar diferente de todos os outros músicos de jazz, ele guiava-se muito pelo seu ouvido e nas suas músicas a harmonia e a progressão de acordes era algo muito menos rígido do que no swing ou no bebop. Foi este estilo de tocar que mais tarde, ao lançar o CD "Free Jazz" em 1960, vai fazer de Coleman o "pai" do free jazz. Neste estilo a improvisação torna-se mais importante do que a composição. Apesar de ter criado o conceito, Coleman rejeita incluir-se neste estilo porque diz que as suas musicas exigem muito trabalho de composição. Coleman gravou 50 Cd's entre 1958 e 1997, lançando já em 2006 o seu 51º que dá pelo nome de "Sound Grammar". Pela sua grande carreira, a 11 de Fevreiro de 2007, aos 76 (quase 77) anos de idade, ele recebe um Grammy.

Os bilhetes deste concerto custam entre 40 e 55 euros na Aula Magna e entre 30 e 55 para o Coliseu do Porto. Por isso já sabe, se é um grande fã de jazz (e se tem dinheiro) não pode perder estes concertos.

1 comentário:

o meu pequeno diario, o meu grande mundo... disse...

A cultura é das aquisições mais importantes de alguém. Dá-nos bases (ou pés) para quase tudo, até para a felicidade, nem que seja momentânea.
A cultura sua é enorme. Tanta que me admira: o teu intersse, a tua busca incessante e o conhecimento propriamente dito.
Felicito a nossa bonita troca cultural, de ti retiro as musicas, o teatro, os lugares (serão também uma forma de culto?) dando-te os filmes, os livros e alguma calma para pensar.
Considero esta mais uma forma de trocar e, portanto, felicito-a, como sempre.
Que seja o primeiro post cultural de muitos!
Não vou ver esse grande músico, porque não rica, precisamente. Porque senão e com uma boa companhia, iria de certo.

Beijo grande
Catarina