sábado, 22 de novembro de 2008

Diário de Blindness


Depois da estreia do filme Blindness ou Ensaio Sobre a Cegueira, chega-nos o diário de Fernando Meirelles que revela todos os pormenores da realização do filme. Um livro que revela todas dificuldades deste realizador em adaptar esta grande obra literária para o grande ecrã. O diário do filme começa e acaba com Saramago: o encontro com o escritor antes da rodagem e o visionamento do filme após a sua conclusão. Entre estes dois momentos, regista as diversas fases de execução: a escolha dos actores, os locais de rodagem, a banda sonora, a montagem, os test-screenings e as suas consecutivas versões.

Fernando Meirelles é o realizador brasileiro com maior projecção internacional actualmente. Nascido em 1955 em São Paulo, Meirelles conseguiu fazer com que o mundo reparasse no seu trabalho com o filme Cidade de Deus (2002), adaptação de um romance de Paulo Lins, que retrata o dia-a-dia pautado pela violência numa favela do Rio de Janeiro. Três anos depois, Meirelles adapta nova obra literária. Desta feita O Fiel Jardineiro de John Le Carré, numa produção internacional, com algumas estrelas no elenco como Ralph Fiennes e Rachel Weisz. Não tão elogiado quanto Cidade de Deus, foi, ainda assim, muito bem recebido.

"(…) Apesar de feliz pelo encontro [com José Saramago], aquela noite me deixou apreensivo. Por ter sempre se recusado a vender os direitos de seus livros para adaptação (“cinema destrói a imaginação”), achei que ele não estivesse interessado no filme.
Para meu desespero, estava enganado. Ele estava bastante interessado, perguntou várias vezes quando ficaria pronto ou quando poderia assistir a algo. Depois do nosso encontro, me mandou um e-mail dispondo-se a colaborar caso eu precisasse e dizendo-se totalmente confiante em relação ao nosso trabalho. Antes ele não estivesse tão confiante assim, o risco de uma grande decepção seria menor. Sei que nenhuma projecção desse filme será tão tensa quanto a que farei para apresentá-lo ao autor da história.", começa o realizador a escrever e diz ainda “Quem me dera fazer um filme com 5% da qualidade do livro”.

Este livro é assim uma excelente iniciativa para os apaixonados do cinema, para todos os que gostam de saber o trabalho que é realizar um filme. Para quem não viu o filme, serve assim de excelente aperitivo. Para os que já viram não haverá melhor para perceber todas opções estéticas de Meirelles.

O livro conta com 96 páginas e custa cerca menos de 12 euros. Para os mais forretas e que preferem a net então podem encontrar quase todo o diário em http://blogdeblindness.blogspot.com/

Fica ainda a reacção de Saramago ao filme.

Sem comentários: