quinta-feira, 20 de novembro de 2008

O Lago dos Cisnes


Todos já devemos ter ouvido falar deste nome, mas pessoalmente não sei muito mais para além de ser um bailado mundialmente famoso. Amanhã o Ballet Imperial Russo virá a Portugal para interpretar este espectáculo e por isso não há melhor altura para descobrir mais.

O inicio:

O Lago dos Cisnes é uma obra do grande compositor Tchaikovsky, com textos de Vladimir Begitchev e Vasily Geltzer e dividida em 4 actos. As personagens são Príncipe Siegfried, Odette, a Rainha, mago Rothbart, feiticeira Odile, os cisnes brancos e os convidados.
Este ballet foi encomendado pelo Teatro Bolshoi, em Moscovo, no ano de 1876, e veio a estrear no ano seguinte nesse mesmo teatro. Ocorreu no dia 20 de Fevereiro de 1877, mas foi uma completa desilusão (não pela música, mas pela má interpretação dos bailarinos e orquestra, assim como uma má cenografia e coreografia que ficou a cargo de Julius Reisinger).
Depois deste falhanço Marius Pepita e Vsevolozhsky decidiram ressuscitar esta obra e entraram em contactos com Tchaikovsky. Contudo, Tchaikovsky morre no ano de 1893, quando os planos de ressuscitação d' O Lago dos Cisnes começavam a dar os seus frutos. Vsevolozhsky decide no ano seguinte dar dois concertos maravilhosos em honra do compositor e inclui o 2º acto d' O Lago dos Cisnes, com uma coreografia espantosa de Lev Ivanov. A virtuosa bailarina italiana interpretou o papel de Odile, devido ao seu grande talento o renascimento do bailado foi planeado para ela actuar. Assim, no dia 15 de Janeiro de 1895, no Teatro Mariinsky, em S. Petersburgo, foi feita a apresentação à corte com a coreografia do 1º e 3º acto a cargo de Marius Pepita, ficando o 2º e 4º coreografados por Lev Ivanov, a orquestra teve regência do maestro Riccardo Drigo. Foi esta nova versão que deu a' O Lago dos Cisnes o sucesso que continua a ter.

Sinopse:

No castelo realiza-se com toda a pompa o aniversário do príncipe Siegfried. A rainha pede-lhe que escolha uma esposa entre as convidadas da festa. Quando os convidados saem do castelo, um grupo de cisnes brancos passa perto do local. Enfeitiçado pela beleza das aves, o príncipe decide caçá-las.
O lago do bosque e as suas margens pertencem ao reino do mago Rothbart que transformou Odette e as suas donzelas em cisnes, e só à noite lhes permite recuperarem a aparência humana. A princesa só poderá ser libertada por um homem que a ame apenas ela. Siegfried louco de paixão pela princesa das cisnes, jura que será ele a quebrar o feitiço do mago.
Na corte da Rainha aparece um nobre cavalheiro e sua filha. O príncipe julga reconhecer que a filha do nobre cavalheiro Odile é a sua amada Odette, mas na realidade por baixo das figuras do nobre cavalheiro e a sua filha escondem-se o mago Rothbart e a feiticeira Odile. A dança com o cisne negro decide a sorte do príncipe e da sua amada Odette: enfeitiçado por Odile, Siegfried proclama que escolheu Odile como sua bela futura esposa, quebrando assim o juramento feito a Odette.
Os cisnes brancos tentam em vão consolar a sua princesa. Mas Odette destroçada pela decisão do príncipe, aceita a sua má sorte. Nesse momento surge o príncipe Siegfried que explica a donzela como o mago Rothbart e a feiticeira Odile o enganaram. Odette perdoa o príncipe e os dois renovam os votos de amor um pelo o outro. O mago Rothbart, impotente contra esse amor, decide vingar-se dos dois e então inunda as margens do lago, Odette e as suas donzelas logo se transformam em cisnes novamente e o príncipe Siegfried tomado pelo desespero afoga-se nas profundas e turbulentas águas do lago dos cisnes.


Uma das melhores companhias da Rússia traz então este espectáculo imperdível a Lisboa, ao Porto e a Faro. Dia 21 (amanhã) e 22, às 21h30 será a vez do Coliseu dos Recreios em Lisboa os receber, os preços vão desde 12,5 até 37,5 euros. Dia 25 também as 21h30 actuarão no Coliseu do Porto, aí os preços serão entre 10 e 35 euros. Irão depois ao sul do país, ao Teatro das Figueiras, em Faro, onde se manterá a sessão das 21h30 com outra extra às 18h00, os preço dos bilhetes é de 25 e 30 euros.

1 comentário:

Anónimo disse...

Za!
É incrivel a rapidez com que mexem as pernas e a sincronização com que o fazem! Mas continuo a não achar grande piada aos bailados... Gosto de ver dança... mas axo os bailados muito... sem palavras lol
Bjs**