quarta-feira, 19 de novembro de 2008

O fim de "O Estranho Sr. Castro"

Foi anunciado que seria 20 (amanhã), mas é mesmo hoje que a peça O Estranho Sr. Castro volta a estar em exibição e desta vez para se despedir dos palcos. Uma peça e um grupo de trabalho que certamente deixará todos com muitas saudades, mas já com a certeza que se avizinham novos projectos. Uma história mágica, que encantou grande parte do público que assistiu durante o mês de Maio e Outubro. Uma história capaz de nos fazer rir, gargalhar, chorar e até de nos levar a uma viagem pela nossa infância.

Esta peça estreou no Animateatro no dia 3 de Maio, estando todo esse mês em exibição aos sábados à noite. Devido à insistência do público a peça voltou a cena no dia 11 de Outubro, e assim permaneceu até ao final de Outubro também aos sábados á noite. Agora depois de 7 exibições e de muitos e muitos ensaios, esta obra regressa pela última vez a palco incorporada no Festival de Teatro do Seixal.

O texto é uma adaptação do livro A História do Sr. Sommer lançado em 1991, escrito por Patrick Suskind (autor do badalado Perfume - História de um Assassino, que mais tarde o realizador Tom Tykwer adaptou para filme). Uma história que reflecte o pensamento de um rapaz que se cruza na sua vida com o Sr. Sommer e sem saber este homem vai mudar para sempre a sua mentalidade. Uma viagem pelo mundo da infância caracterizado por peripécias pelo meio como as aulas de piano, os jantares em família, os pensamentos de suicídio... Um Sr. incapaz de nos deixar indiferente a sua estranha personalidade. Fica então aqui um excerto do inicio do livro para vos deixar ainda mais curiosos.

"No tempo em que eu ainda trepava às árvores, vivia na nossa aldeia, a uns dois quilómetros da nossa casa, um homem a quem chamavam senhor Sommer. Ninguém sabia qual era o seu nome de baptismo e também ninguém sabia se ele tinha ou não uma profissão.Mas embora pouco ou nada se soubesse sobre o senhor Sommer, toda a gente o conhecia, pois andava permanentemente de um lado para o outro. Podia nevar ou cair granizo, podia estar um temporal ou chover a cântaros, podia o sol queimar ou aproximar-se um furacão, sempre o senhor Sommer peregrinava como uma alma penada, atravessando a paisagem e os sonhos do narrador..."

Quem assistir a peça notará algumas diferenças na forma como o livro está escrito. A última representação será então hoje pelas 21h45 e a entrada é livre. Quem não tiver oportunidade de assistir não deixem de ler o livro.

1 comentário:

Anónimo disse...

Waza!
Não sabia ser hoje mas, como disseste, marca uma nova etapa e, com esta, muitas novidades (assombrosas?).
Bem... já vi o Sr.Castro 2 vezes e provavelmente não veria mais. Porque gostei demasiado e teria medo de estragar as primeiras emoções (embora tenha visto 2 vezes, vi-as com partes diferentes - coitado do Homem!- com perspectivas diferentes e com companhias diferentes, o que também influencia. Sobre a peça, é interessantíssima, consegue conter algumas críticas sociais e um certo humor que ondula com o seu decorrer. Sobre os actores, melhoraram todos muito. Sobre o livro... ainda não li! Mas virá o dia! Só mais uma coisa... o próprio Sr. Castro é das personagens mais lindas que já conheci e compreendi e ver-te na sua pele é arrepiante.

Parabéns a todos pela bela actuação, espero a próxima!

Bju***