segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Regresso ao SeixalJazz, com João Firmino


Aqui estou eu de volta. Eu voltei a editar, o blog volta a existir (esperemos que desta vez por mais tempo), e regressam, assim, os temas culturais que marcam a minha actualidade.E este renascer do blog não poderia deixar de ser sobre o que me fez, na verdade, recomeçá-lo.

Começou o SeixalJazz 2010, um dos melhores festivais de Jazz a nível nacional, que não poderia deixar de se realizar na minha bonita terra. Dividido por 3 salas de espectáculo, apostando na mesma estrutura do ano transacto, este festival volta a trazer grandes nomes da panorâmica jazzística mundial e nacional a esta cidade à beira Tejo plantada.

O festival abriu com o trio Ken Vadermark (homenageado deste ano nos refeitórios da Mundet), a tocar saxofone tenor e clarinete baixo, Haward Wiik, no piano e Chad Taylor na bateria. O trio actuou dias 20 e 21 de Outubro nos refeitórios da Mundet, mas eu não tive oportunidade de ir assistir (e posso confessar que não fiquei desgostoso pelo facto).

Nos dois dias seguintes (22 e 23 de Outubro), no mesmo espaço seguiam-se os concertos do quinteto de João Firmino. Para além disso, o cinema S. Vicente recebia o cantor David Ferreira, no dia 23.

Ansioso por visitar SeixalJazz 2010, aproveitei então a noite de dia 23 para assistir ao concerto do João Firmino quinteto.

Nascido em Coimbra, em Maio de 1986, este guitarrista brindou todo o público presente nos refeitórios com as suas excelentes composições, uma execução perfeita e uma atitude perfeitamente descontraída.

Acompanhado por Sosso Lakatos no saxofone alto, Spyros Manesis no piano, João Hasselberg no contrabaixo e Andreas Klein na bateria, João Firmino conseguiu tornar este concerto num dos melhores que já pude assistir no espaço dos refeitórios da Mundet (e não são assim tão poucos os que já lá assisti).

Ainda sem qualquer CD gravado, este grupo decidiu gravar os 4 sessões de concertos do SeixalJazz para, depois de uma escolha criteriosa, lançar o seu primeiro trabalho, no início de 2011 (e eu estou ansioso por esta estreia discográfica) De qualquer forma para descobrirem mais sobre o João Firmino e o seu quinteto, e para ouvirem algumas músicas já gravadas, não deixem de visitar o site www.joaofirmino.com/live/.

Voltarei com mais notícias sobre este SeixalJazz e não só, desejando que todos os próximos concertos sejam iguais ou melhores do que este.

Para já fiquem com a reportagem com feita deste concerto e não se esqueçam de ir cultivando a vossa cultura.


1 comentário:

Patrícia disse...

Em primeiro lugar: Só porque quase fui ameaçada de morte para vir comentar... xD

Em segundo lugar: Tanto enaltecimento desse Seixal (enfim...)! Quase que se sente a baba a 30 km de distância!

E, finalmente, em terceiro lugar: é bom ver que, afinal, ainda há quem tenha a leveza de espírito e a vontade de retomar bons hábitos, ainda que com 2 anos de atraso. É ainda melhor constatar que subsistem no mundo pessoas diferentes, que se interessam por mais do que o meramente banal, e que transformam esse interesse em algo útil, bonito, produtivo e verdadeiramente original... como este blog. =)

Faça o obséquio de continuar com o bom trabalho! ^^


P.S. - E depois de um texto destes, aposto que não vais querer que comente tão cedo :D