sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Júlio Resende 3 no Seixal

Voltaram as notícias do SeixalJazz (enquanto não terminar vai ser o tema central deste blog). É verdade, esta tem sido uma semana cheia de Jazz, e óptimo Jazz, diga-se de partida.

Dia 27 foi dia de Júlio Resende 3 vir aos refeitórios da Mundet, e como não podia deixar de ser, eu estava lá para assistir.

Nascido em Faro, Júlio Resende começou a tocar piano aos 4 anos de idade e dedicou-se ao Jazz por dizer que era difícil tocar música clássica sem dar asas à improvisação. Já com dois CD's gravados enquanto líder do seu 4teto, "Da Alma" (2007) e "Assim Falava Jazzatustra" (2009), o pianista forma agora um trio com o mesmo baterista e contrabaixista, mas sem saxofone, para gravar um novo CD, que deverá estar pronto em 2011. Este pianista, com estes trabalhos, tem-se vindo a destacar como um dos mais interessantes músicos de jazz nacionais surgidos nos últimos anos (quem o diz é António Branco, na revista Jazz.pt).

No meio de vários originais e algumas adaptações de músicas de outras bandas (como por exemplo, "Radiohead"), Júlio Resende, Ole Morten Vagan (contrabaixo) e Joel Silva (bateria) encheram os refeitórios da Mundet de boa música e deliciaram todo o público (ou pelo menos a mim). Com músicas ritmadas, outras mais introspectivas e uma grande percepção do que cada um pretendia fazer, o trio apresentou um jazz de forte pendor lírico, mas muito actual. Depois de apresentadas várias músicas do CD que ainda está para ser gravado, Júlio Resende, no fim, ainda teve tempo para nos surpreender com o tema que deu nome ao seu primeiro trabalho discográfico em nome próprio ("Da alma"). Sempre debruçado sobre o piano, quase parecendo o pianista sem cabeça, este músico encheu assim a alma de toda a gente antes de se despedir do Seixal.

Fiquem com a reportagem feita do concerto.


1 comentário:

Patrícia disse...

Mesmo com as limitações sonoras da captação por telemóvel, gostei. Mas agora ouvindo "ao vivo"... wow!! Fantástico!! :D :D