segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Objectivos do Milénio, "ContrastESS"

Andei algum tempo a pensar se este blog era o indicado para publicar notícias sobre os ODM (objectivos do milénio) e/ou o OCC (que vou passar a explicar o que é a seguir). Depois de tantas dúvidas cheguei à conclusão que não podia haver blog melhor para falar disto. Afinal, o que a nossa equipa quer alertar é para a diferença de culturas. Apesar de o tema ser bem diferente daquilo que tem vindo a ser publicado neste blog, definitivamente, não deixa de fazer parte da cultura.

Tudo começou a semana passada. Eu e mais 4 colegas de curso decidimos participar no OCC (ODM Campus Challenge). Um concurso que desafia estudantes universitários a cumprir 59 desafios, oferecendo uma pontuação específica pelo cumprimento de cada um deles. As 4 colegas que formaram equipa comigo foram: a Diana Lança, a Marta Lopes, a Ângela Baptista e a Patrícia Carreto.
Depois de alguma falta de imaginação para escolher o nome da equipa surgiu a palavra "contrastes", visto que os ODM são uma forma de acabar com os contrastes mundiais que existem. Sendo todos da mesma escola, arranjámos forma de associar a palavra "contrastes" à sigla da nossa escola (ESS - Escola Superior de Saúde), acabando a equipa por se chamar "contrastESS"!
A inscrição está feita e alguns desafios já começaram a ser cumpridos, mas temos muito trabalho pela frente e contamos com a ajuda de todos, principalmente alunos da ESS!
Peço-vos: ajudem-nos a eliminar os contrastESS mundiais, ajudem-nos a cumprir os ODM!
Mas o que são afinal os ODM?
1. Reduzir para metade a pobreza e a fome extrema
2. Alcançar o ensino primário universal
3. Promover a igualdade de género e empoderar as mulheres
4. Reduzir em dois terços a mortalidade infantil
5. Reduzir em 75% a mortalidade materna
6. Combater o VIH/SIDA, a malária e outras doenças graves
7. Garantir a sustentabilidade ambiental
8. Fortalecer uma parceria global para o desenvolvimento
Desde 2000 que as Nações Unidas definiram estes objectivos. 11 anos já passaram e quase nada foi feito. Temos até 2015!
Visitem http://www.objectivo2015.org/inicio/, http://www.odmcampuschallenge.org.pt/ e http://www.agenciaodm.org/!

Terão mais notícias sobre os ODM e a equipa contrastESS!

1 comentário:

Mário Barradas disse...

Se por vezes, as politicas que são feitas para proporcionar melhores condições de vida a quem mais precisa e, por conseguinte, reduzir os contrastes, funcionássem, todos teriamos menos trabalho e menos preocupação... Sim, preocupa-me, pois custa ver as condições de vida (se é que se podem chamar assim) em que vivem muitas pessoas que vimos nestes últimos dias. Preocupa-me perceber que ninguém (dos que estão no poleiro) está interessado em fazer nada, a não ser que seja para a parecer na fotografia ou numa época natalícia que afinal, deveria ser todos os dias, todo o ano!

Bom trabalho!